Domingo, 05 de outubro de 2025
Foto :
Foto : montagem Entretê
Arte e Cultura / 25/08/2025
Autor

Da Redação

Mato Grosso conquista quatro Kikitos em Gramado com 'Cinco Tipos de Medo'

Mato Grosso fez história na noite deste sábado (23) no 53º Festival de Cinema de Gramado. O longa “Cinco Tipos de Medo”, dirigido pelo cuiabano Bruno Bini e protagonizado pela também cuiabana Bella Campos, conquistou o prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro, o Kikito mais cobiçado da mostra competitiva. É a primeira vez que uma produção mato-grossense vence o principal troféu do festival.

Além do prêmio de melhor filme, a produção arrebatou ainda os Kikitos de melhor roteiro e melhor montagem, ambos assinados por Bruno Bini, e de melhor ator coadjuvante, entregue ao rapper Xamã, que estreou no cinema com o papel.

O diretor Bruno Bini, em entrevista ao Canal Brasil logo após a premiação, falou sobre a importâncias dos festivais e revelou que a história do Cinco Tipo de Medos começa no Festival de Gramado há dez anos.

"Festivais são lugares onde fazemos conexões importantes, trocas importantes, se contamina pelos projetos um do outro. E aqui eu conheci a Luciana Druzina, co-produtora do Cinco Tipo de Medos, e começamos a fazer a nossa história e viemos contar essa história aqui 10 anos depois e com final feliz", declarou.


Emocionado, Xamã destacou a surpresa de receber um Kikito já no seu primeiro trabalho na tela grande. “Sempre foi um sonho muito distante trabalhar com cinema. Não esperava ganhar esse prêmio na estreia”, declarou para a imprensa nacional logo após a premiação.

O filme, gravado inteiramente em Cuiabá, traz no elenco nomes como João Vítor Silva, Rui Ricardo Dias, Bárbara Colen e Eloá Pimenta. A trama parte da experiência de um sobrevivente da covid-19 para cruzar diferentes histórias ligadas à violência urbana, afetos e escolhas morais.

Bella Campos, que atualmente interpreta Maria de Fátima no remake da novela Vale Tudo, comentou sobre a importância da personagem Marlene no filme e sobre a importância do empoderamento das meninas que a acompanham e se identificam com ela.

"Fico muito feliz em fazer personagens que tragam algum tipo de mensagem principalmente para as mulheres que se identificam comigo. A gente fala muito sobre se ver na tela, e é muito importante para além de se ver esteticamente falando, mas vale a pena instigar o pensamento político. Sei que têm muitas jovens que me acompanham, entre 14 e 15 anos, e estão formando seu pensamento crítico agora, então é algo que instigo muito para este público jovem", declarou, ao final afirmando ainda que Marlene e Maria de Fátima poderiam se dar bem.

O público, no entanto, terá de esperar um pouco mais para assistir ao longa nos cinemas: a estreia está programada para 2026, após a circulação em festivais nacionais e internacionais.

O Festival de Gramado encerrou a edição deste ano com público recorde: mais de 40 mil pessoas compareceram às salas de cinema e cerca de 400 mil turistas passaram pela cidade desde o início do evento, em 13 de agosto.

Trajetória do diretor

Bruno Bini já acumula mais de 60 prêmios no Brasil e no exterior. Em 2021, lançou Loop, seu primeiro longa-metragem, coproduzido pela Globo Filmes e premiado no Manchester International Film Festival. Agora, com Cinco Tipos de Medo, inscreve definitivamente o audiovisual mato-grossense na história do cinema brasileiro.
 

© ARTEE. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bertz Tech.