Domingo, 05 de outubro de 2025
Foto :
Foto : Divulgação
Agenda de Eventos / 24/09/2025
Autor

Da Redação / Com Assessoria

MAUAL tem semana de cinema na UFMT com 39 curtas em competição e estreia

A 24ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) começa terça-feira (23) e segue até sábado (27), na UFMT, com uma programação gratuita que combina exibições de curtas, diálogos com realizadores, ações formativas e festa de encerramento. Os ingressos devem ser retirados diariamente pelo Sympla.

O eixo central é a Mostra Competitiva, que exibe 39 curtas universitários e independentes (ficção, documentário e experimental) em sessões de terça (23) a sexta (26), a partir das 18h30, no Teatro Universitário.

Os filmes concorrem a premiações dos júris oficial e popular — incluindo o Troféu MAUAL (assinado pela artista Ludmilla Brandão), bolsas da B_arco, serviços da Mistika Post, consultorias da Cumbaru Produções Artísticas, Cérberos Filmes, Rede Paradiso e do cineasta Joel Pizzini, além de um licenciamento especial para o catálogo da plataforma Cardume.

A MAUAL retoma a Mostra Paralela, virtual e não competitiva, ampliando o alcance do festival: 50 curtas ficam disponíveis no YouTube do Cineclube Coxiponés de terça (23) até 7 de outubro. Ao longo da semana, oito videoclipes selecionados também ocupam o foyer do Teatro Universitário e disputam o voto popular por like no YouTube.

Com produções de 14 estados brasileiros e de Cuba, Argentina e Bolívia, a edição 2025 destaca a força local: 23 filmes mato-grossenses integram a seleção. O tema deste ano — “Escutar a terra, romper a imagem” — propõe uma reflexão ética e estética inspirada na ideia de “florestaria” (floresta + cidadania).

“Com esse tema, a MAUAL convida a um retorno sensível aos gestos de ver e escutar uma ‘florestania’ dos sentidos que brota do encontro entre territórios, sons e imagens. No contexto da cultura audiovisual latino-americana, pensar a florestania é provocar outras formas de filmar e habitar o mundo sem explorá-lo a partir de um olhar que não se impõe, e se entrelaça com os ritmos da natureza e dos povos que a habitam”, destaca Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da 24ª MAUAL.

Lançamentos, estreia e debates

O coquetel de abertura (terça, 23) traz o lançamento do livro “Territorialização e Cultura no Cinema Documental Contemporâneo de Mato Grosso”, de Caroline de Oliveira Santos Araújo, às 17h30 no Teatro Universitário.
No sábado (27), a cerimônia de encerramento apresenta a estreia em Cuiabá de “Sukande Kasáká (Terra Doente)”, de Kamikia Kisedje e Fred Rahal — vencedor do É Tudo Verdade 2025 — sobre o avanço do agronegócio sobre a terra indígena Kisêdjê.

Encontros e formação

De terça (23) a sexta (26), às 9h, acontecem bate-papos com realizadores no Cineclube Coxiponés; no mesmo espaço, a REC-MT realiza encontro na quinta (25), às 14h.

A Jornada de Cinema e Negócios (parceria com o Sebrae-MT) abre na segunda (22), véspera da mostra, com palestra de Sérgio Machado e exibição inédita de “3 Obás de Xangô” (19h, Teatro Universitário). O Maual Lab oferece consultorias de roteiro de ficção (Karkará Tunga), documentário (Tatiana Toffoli), produção executiva (Pedro Krull) e mentoria em pitching (Mariana Meliande).

Haverá painel sobre distribuição de curtas (quarta, 24, às 15h, Cineclube) e sessões de pitching abertas (sexta, 26, às 15h). Os projetos concorrem a prêmios de Latitude Filmes, Plano B, Drakkar Audiovisual, La Fuente e do realizador Marcos Maia, com apoio da Rede Paradiso.

Premiação e festa

A Premiação ocorre sábado (27), 18h30, no Teatro Universitário, com transmissão ao vivo pela TV Brasil (Canal 2.1) em parceria com a TVU. A festa de encerramento será às 22h, na Cervejaria Cuyaverá, com show da dupla de hip-hop The Bochados (Ságape e Dimitri).

Oficinas

As oficinas gratuitas da 24ª MAUAL se estendem ao longo do ano. Em outubro e novembro ainda acontecem:

Cinema de arquivo – criação, citação e ressignificação (Sabrina Tenório Luna) – 22, 23, 24, 27 e 29/10

Oficina de Audiodescrição (Aline Wendpap) – 13 a 17/10

Do microfone aos metadados (Yuri Kopcak) – em novembro
Locais: Cineclube Coxiponés e laboratórios da FCA/UFMT. Inscrições em breve.

Serviço

24ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina

Pré-MAUAL: 22/9, 19h — Teatro da UFMT (masterclass Sérgio Machado + exibição de “3 Obás de Xangô”)

Mostra Competitiva: 23 a 27/9, 18h30 — Teatro da UFMT

Mostra Paralela: 23/9 a 7/10YouTube do Cineclube Coxiponés (youtube.com/@cinecoxipones)

Painel “Distribuição de curtas”: 24/9, 15h — Cineclube Coxiponés

Estreia “Sukande Kasáká (Terra Doente)”: 27/9, 18h30 — Teatro da UFMT

Premiação: 27/9, 18h30 — Teatro da UFMT (com transmissão pela TV Brasil 2.1 + TVU)

Festa de Encerramento: 27/9, 22h — Cervejaria Cuyaverá (show The Bochados)

Ingresso gratuito (retirada diária pelo Sympla).
Programação completa e links: https://www.maual.com.br/programação
Mais informações: www.maual.com.br | @cinecoxipones (Instagram)

© ARTEE. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bertz Tech.