Autor
DAFFINY DELGADO / DO REPÓRTER MT
Inmet emite alerta de chuvas intensas com risco de alagamentos para diversas cidades em MT
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (19), um alerta laranja para risco eminente de chuvas intensas para diversas cidades de Mato Grosso, com possibilidade de alagamentos e quedas de árvores. A previsão do tempo para a semana em Cuiabá fica com máxima de 32 graus.
De acordo com o instituto, o alerta vai até segunda-feira (20). A chuva prevista deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
Cuiabá está entre as cidades que devem ser atingidas. Além da Capital, está Tangará da Serra, Sinop, Rondonópolis, Sorriso, Alta Floresta entre outras.
Previsão da semana
A previsão para segunda-feira em Cuiabá, é de muitas nuvens no céu com pancadas de chuvas isoladas durante todo o dia. A máxima para o dia é de 32 graus.
Na terça-feira (21) o tempo permanece igual, entretanto, a máxima cai para 31 graus. Na quarta-feira (22), o sol sai em meio às nuvens e o risco de chuva com trovoadas ocorre durante todo o dia. A máxima volta a subir para 32 graus.
Já na quinta-feira (23), o céu fica encoberto, mas o sol sai e meio às nuvens carregadas. A máxima sobe para 33 graus.
Cuiados para tempo chuvoso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça a importância de adotar medidas preventivas para reduzir os riscos de acidentes na área urbana e proteger a população durante o período de chuvas intensas.
Com o grande volume de chuvas, há o aumento do número de alagamentos, tanto em vias públicas quanto em residências. O major BM Rivaldo Miranda de Andrade, da Diretoria Operacional (DOP) do CBMMT, rienta aos motoristas e motociclistas a não acessar áreas alagadas e evitar estacionar em locais próximos a árvores, prevenindo danos em caso de queda de galhos ou árvores inteiras.
“Sempre que se deparar com uma via alagada, é recomendado desviar a rota e não tentar atravessar. Caso sinta que o volume e o fluxo de água têm aumentado, abandone imediatamente o veículo e procure um lugar seguro.”
“Essa água, muitas vezes contaminada, pode transmitir algumas doenças, como leptospirose e hepatite. Não queremos que a população se exponha a esse tipo de risco, que realmente pode gerar transtornos muito maiores”, afirma o major.
O Corpo de Bombeiros Militar destaca que, em qualquer situação de emergência, o número 193 deve ser acionado