Autor
Da Redação
Cuiabá registra aumento de quase 2000% nos casos de Chikungunya
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), e a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Helena, assinam nesta quinta-feira (23) Decreto de declaração de emergência no âmbito da saúde pública para enfrentamento de arboviroses (Dengue, Chikungunya). A Capital tem registrado alto número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, o que tem resultado na lotação das unidades de saúde.
Com o decreto, o município poderá tomar medidas emergenciais para conter o avanço da doença.
De acordo com o documento, houve aumento de 200% nos casos de dengue e quase 2.000% nos casos de chikungunya. Além disso, o decreto informa que foram identificados casos de circulação do vírus Oropouche, que causa sintomas semelhantes aos da dengue.
“A evolução do Boletim Epidemiológico das semanas entre 29/12/24 e 18/01/25 expedido pela Secretaria Municipal de Saúde registrou o aumento de 204% nos casos confirmados de Dengue e 1.913% nos casos de Chikungunya no âmbito Municipal”, diz trecho de decreto
"Considerando o cenário epidemiológico atual, onde se registra aumento expressivo de casos notificados de Dengue, chikungunya e outras arboviroses em âmbito municipal, registrado pelo Sistema de Vigilância em Saúde; (...) Fica declarada situação de emergência no âmbito da Saúde Pública do município de Cuiabá", acrescenta documento.
A Situação de Emergência autoriza o Executivo Municipal a adotar todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para combater o aumento das arboviroses, em especial, no diz respeito à aquisição pública de medicamentos e insumos.
Um Comitê de Operações Emergenciais vai ser criado pela Secretaria Municipal de Saúde para monitorar e gerir a situação. O decreto também prevê a contratação de pessoal, por tempo determinado, com a finalidade de combater o surto das doenças.