Autor
MidiaJur
Jejé de Oyá 2025 terá cerimônia na UFMT e tema ‘Território’
Com data marcada para 29 de setembro de 2025, a 4ª edição do Prêmio Jejé de Oyá será realizada no Teatro Universitário da UFMT, em Cuiabá. Consolidado como uma das principais iniciativas de valorização da cultura, da memória e do protagonismo negro em Mato Grosso, o prêmio deste ano traz o tema “Território”.
A premiação reconhece pessoas que, por meio de suas trajetórias, contribuem para a preservação da memória, o fortalecimento da identidade negra e a promoção da cultura, educação, justiça social e transformação dos territórios onde vivem.
O tema “Território” ressalta a importância dos espaços físicos e simbólicos ocupados pelo povo negro na construção de identidades, pertencimentos e resistências. Nesta edição, histórias e lutas de Mato Grosso se conectam ao continente africano, berço da humanidade e dos saberes ancestrais.
Pela primeira vez, a cerimônia acontece no território da UFMT, reafirmando a universidade como espaço de pertencimento, resistência e saber do povo negro. A escolha também remete à primeira universidade do mundo, fundada em Timbuktu, Mali.
Neste ano, duas pessoas serão premiadas em cada categoria, destacando lideranças, mestres e mestras de saberes, artistas, educadores, agentes culturais e ativistas que atuam na construção de territórios mais justos e inclusivos.
O prêmio ainda fará homenagens especiais a territórios mato-grossenses e africanos, reconhecendo-os como guardiões da memória, da espiritualidade e das tradições afrodescendentes.