Domingo, 30 de novembro de 2025
Foto :
Foto : Divulgação
Arte e Cultura / 06/10/2025
Autor

Da Redação / Com Assessoria

Projeto leva piano, saxofone e balé às escolas públicas de Cuiabá

A música e a dança vão invadir as escolas públicas de Cuiabá a partir desta segunda-feira (6), com o início do ciclo de apresentações do Projeto Piano Gente. A primeira exibição acontece às 15h, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplício de Figueiredo, no bairro Poção. A iniciativa levará apresentações de piano, saxofone e balé a 76 escolas municipais até o final do ano.

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação Piano Gente, o projeto tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela arte e pela cultura, estimulando o desenvolvimento emocional, criativo e cidadão das crianças.

“Nossa ideia é democratizar o conhecimento. Levar aos estudantes e professores o conhecimento da arte que tanto envolve emoção, imaginação, e é imprescindível para a formação humana”, afirma o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

Idealizado pelo músico Dário Scherner, o projeto nasceu de uma lembrança afetiva: os momentos em que tocava piano ao lado do pai, também pianista, de mesmo nome. Agora, essa experiência se transforma em um movimento de acesso e inclusão cultural.

“O projeto rompe com a ideia elitista da música erudita, democratizando o acesso à arte e possibilitando experiências estéticas de alta qualidade no cotidiano escolar. O Piano Gente contribui para a promoção da saúde emocional dos estudantes, atuando como espaço de escuta, acolhimento e pertencimento, especialmente para aqueles que enfrentam realidades sociais marcadas por vulnerabilidades”, destaca Scherner.

As apresentações, que unem música e dança, prometem transformar o ambiente escolar em um palco de sensibilidade e expressão, aproximando os estudantes do universo artístico de forma leve e inspiradora.

© ARTEE. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bertz Tech.