Autor
Da Redação / Com Assessoria
O Sol Ferreira inaugura exposição 'Homem-fruta, Homem-mato'
O artista plástico, ator e poeta mato-grossense O Sol Ferreira apresenta sua nova exposição individual, intitulada “Homem-fruta, Homem-mato”, a partir do dia 10 de outubro, no Museu de Etnologia e Arqueologia (MUSEAR) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A visitação será gratuita.
Com uma identidade fortemente ligada a Cuiabá, O Sol revela que a mostra é autobiográfica, mas também um retrato da terra onde nasceu. “A exposição fala sobre a minha trajetória e transição de um ponto de vista pessoal. Porém, eu tive a sorte de nascer numa região riquíssima em belezas e não poderia deixar de referenciar Mato Grosso nas minhas obras. Não consigo!”, brinca o artista.
“Homem-mato” é um neologismo criado por O Sol para traduzir, de forma lúdica, sua identidade transmasculina. Em 2025, Bruno Sol, nome civil do artista, completou sete anos de transição de gênero, processo que incluiu mudança de documentos e cirurgias. “Minha intenção é compartilhar com o público todas as fases da minha transição, os sabores, as dores e as cicatrizes que marcaram cada uma”, destaca.
No espaço da academia
Formado em Teatro pela Unemat, em Letras/Literatura pela UFMT e mestrando em Antropologia Social, também pela UFMT, O Sol escolheu a universidade como palco da nova mostra. “Imediatamente eu sabia que a exposição aconteceria na UFMT, minha segunda casa há alguns anos”, conta. “Depois disso, entendi que o lugar ideal para a montagem seria o MUSEAR”.
O MUSEAR é reconhecido por sua missão de pesquisa, ensino e preservação do patrimônio cultural indígena em Mato Grosso — estado com o maior número de povos originários vivendo em seus territórios tradicionais. Para O Sol, ocupar esse espaço tem significado especial. “Para mim, o MUSEAR é um dos espaços que mais merecem a nossa atenção dentro da Universidade e, infelizmente, isso não acontece… as visitas ao museu estão esparsas e, quase sempre, são agendadas apenas pelos professores da graduação. Porém, chegamos para mudar isso!”, afirma.
Serviço
Exposição “Homem-fruta, Homem-mato”
Abertura: 10 de outubro de 2025
Local: MUSEAR – Museu de Etnologia e Arqueologia da UFMT
Visitação: gratuita