Domingo, 30 de novembro de 2025
Foto :
Foto : Reprodução
Agenda de Eventos / 07/11/2025
Autor

Com informações de Olhar Conceito

Autora mato-grossense lança livro inspirado em artistas plásticos e conquista prêmio literário

A jornalista, escritora e produtora cultural Mirella Duarte marca sua estreia na literatura impressa com o lançamento de O Livro das Mortes, uma obra poética e sensível escrita entre 2018 e 2023. O título mergulha nas fragilidades humanas e conquistou o primeiro lugar entre escritores independentes no Concurso Literário da Favela Literária 2024, realizado durante a ExpoFavela Mato Grosso. O livro já está disponível em pré-venda online (link no fim da matéria).

A publicação reúne contos e crônicas inéditos, inspirados em figuras reais do cenário cultural de Cuiabá e Mato Grosso, como os artistas Benedito Nunes, Regina Pena, Adir Sodré e Capucine Picicaroli — nomes que a autora conheceu e entrevistou ao longo de sua trajetória no jornalismo cultural. As histórias exploram sentimentos como coragem, medo, criatividade e reinvenção, refletindo o olhar sensível da autora sobre a arte e a vida.

O Livro das Mortes é um registro do que também é oculto, mas precisa ser vivido em processos”, define Mirella.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Umanos Editora, CUFA-MT e ExpoFavela MT, e faz parte de uma iniciativa que pretende revelar novos talentos da literatura brasileira.

Um livro que se lê, sente e colore

Além das narrativas, a obra propõe uma experiência interativa. Entre os textos, há páginas em branco que o leitor pode colorir ou preencher com reflexões pessoais. “Assim como a morte, o livro tem silêncio. Isso permite a reflexão sobre o tema. Dar cor às emoções de cada capítulo faz parte de um processo muito instintivo, mas que também conecta o leitor aos pensamentos dos personagens”, explica a autora.

Mirella revela que a ideia das páginas para colorir surgiu da convivência com o filho, Caio, com quem costuma desenhar no dia a dia. “Me lembrei, inúmeras vezes, que durante as entrevistas que me inspiraram a escrita dos contos, os personagens estavam também pintando enquanto conversavam comigo”, recorda.

Para a autora, a proposta vai além de um tema sombrio. “O Livro das Mortes não é sobre os fins que as pessoas puderam ou podem vir a ter, mas no que elas expressaram antes desse longo e definitivo silêncio, que é a morte”, afirma.

Segundo ela, o livro busca provocar pausas — não apenas na leitura, mas na própria vida. “Sim, boa parte de nós não somos artistas plásticos e nem precisamos considerar essa possibilidade. Por vezes, nos sentimos até infantis. Quando, talvez, esse pequeno gesto pode ser valioso, afinal é legítimo se dar o direito de uma pausa”, conclui.

Lançamento e trajetória da autora

O lançamento de O Livro das Mortes será na sexta-feira (14 de novembro de 2025), no Espaço Livre Livro do Goiabeiras Shopping, em Cuiabá.

Mirella Duarte é jornalista, produtora cultural e escritora, com mais de 10 anos de atuação em veículos de comunicação impressos e digitais de Mato Grosso. É uma das idealizadoras do guia cultural “Cuiabá Tem” e também trabalha com comunicação voltada à cultura, diversidade, esporte e meio ambiente.

Sua pesquisa envolve projetos audiovisuais, incluindo roteiros e direção de séries documentais. A escritora cita como inspirações Carolina Maria de Jesus, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Manoel de Barros e Carlos Drummond de Andrade.

Após esta estreia, Mirella planeja lançar a sequência da obra em 2027 e prepara o livro O Portal, que abordará temas como história de Mato Grosso, ancestralidade, espiritualidade e maternidade.

Serviço – Lançamento “O Livro das Mortes”
Data: sexta-feira (14/11/2025)
Local: Espaço Livre Livro – Goiabeiras Shopping
Pré-venda: https://mirelladuarte.eco.br/livro/ 

Divulgação

Lançamento O livro das mortes


 

© ARTEE. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bertz Tech.