Autor
Da Redação / Com Assessoria
Embratur destaca Pantanal e Mato Grosso como potências do turismo brasileiro
A Embratur, agência brasileira de promoção de turismo, está apostando alto em Mato Grosso e no Pantanal, destacando-os como destinos turísticos de grande potencial para conquistar o mercado internacional. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou a importância do estado e do ecossistema pantaneiro na estratégia de promoção do Brasil no exterior.
Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, Nova York se tornará o palco da Galeria Visit Brasil Pantanal, um projeto itinerante da Embratur em parceria com o Sebrae. A ação ocorrerá no renomado distrito de Chelsea, um importante centro artístico da cidade, e visa destacar o Pantanal através de experiências sensoriais que combinam gastronomia, cultura, biodiversidade e sustentabilidade. O objetivo é posicionar o Pantanal como um destino de safári e observação de vida selvagem, em comparação com os famosos safáris africanos.
Marcelo Freixo ressaltou durante a FIT América Latina, realizada de 26 a 29 de setembro em Buenos Aires, Argentina, que o Pantanal é uma das maiores potências globais em turismo de natureza. "O Pantanal é único e possui um grande potencial para atrair turistas dos Estados Unidos, que enviaram mais de 728 mil visitantes ao Brasil em 2024, com um gasto médio de US$ 3,6 mil por pessoa”, afirmou.
Além da promoção cultural e turística, a Embratur se comprometeu a apoiar a ampliação da malha aérea, fundamental para o desenvolvimento do destino. O Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), está trabalhando para estabelecer uma nova rota internacional no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. Nas últimas semanas, reuniões com diversas companhias aéreas como Latam, Jetsmart, Aerolíneas Argentinas e GOL foram realizadas para discutir essa ampliação.
"O crescimento do turismo no Pantanal e em Mato Grosso está diretamente ligado à aviação. Temos um setor na Embratur voltado para isso e estamos prontos para dialogar com as companhias aéreas", reforçou Freixo.
Maria Letícia Costa, secretária adjunta de Turismo da Sedec, destacou que a iniciativa da Embratur em promover o Pantanal e Mato Grosso internacionalmente é crucial para as ações já desenvolvidas no estado. "Esse reconhecimento aumenta nossa visibilidade em mercados estratégicos e oferece mais oportunidades para os empreendedores locais, gerando empregos e promovendo a valorização da nossa biodiversidade e cultura. Mato Grosso está pronto para receber o mundo."
A Galeria Visit Brasil é parte da estratégia de reposicionar a imagem do Brasil no cenário global, associando os destinos à diversidade cultural e à sustentabilidade. Após a Galeria Visit Brasil Amazônia em setembro, agora é a vez do Pantanal brilhar como um ícone do ecoturismo brasileiro.
Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, o Pantanal é a maior planície alagável do planeta, alberga espécies emblemáticas, como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira, tornando-se um destino imperdível para os amantes da natureza.