Autor
Muvuca Popular
História de Maria Taquara ganha destaque nas redes sociais com recriação feita por I.A
A história da lavadeira Maria Taquara, conhecida por ser a única mulher que usava calças em Cuiabá na década de 1940, viralizou nas redes sociais após ser recriada em um vídeo feito com inteligência artificial pela página IA em Cuiabá. Em menos de 10 horas, a publicação somou mais de 6 mil curtidas e milhares de visualizações.
O vídeo apresenta a trajetória de Maria Taquara, mulher negra e lavadeira, que desafiava os costumes da época ao usar calças, além de beber e fumar — comportamentos considerados fora do padrão para mulheres naquela sociedade.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
“Como sempre, este vídeo não é um documentário, mas uma homenagem. Não pretende ser a palavra final sobre Maria Taquara — pelo contrário: a intenção é despertar em você a curiosidade e o desejo de conhecer, pesquisar e refletir mais sobre essa mulher incrível que faz parte da história de Cuiabá”, afirma trecho da postagem.
A página IA em Cuiabá, que conta com mais de 60 mil seguidores no Instagram, ganhou notoriedade em 2025 ao reconstruir cenários históricos da capital por meio de vídeos feitos com inteligência artificial. Entre os conteúdos mais visualizados estão o vídeo da enchente de 1974, com 42,3 mil visualizações, e postagens com “fotos” de personalidades históricas como Cândido Rondon, Mãe Bonifácia, Miguel Sutil e Pascoal Moreira Cabral.