Quarta, 04 de fevereiro de 2026
Foto :
Foto : Reprodução
Agenda de Eventos / 02/02/2026
Autor

Info Verus

Produtora celebra o audiovisual de Mato Grosso com sessão gratuita no Cine Teatro

No dia 10 de fevereiro, o Cine Teatro Cuiabá será o centro das atenções para os amantes da sétima arte com a 4ª edição do Box de Curtas 2025. A Paralelo 15 Filmes, produtora referência no estado e liderada pela produtora executiva Bárbara Varela, apresenta uma sessão única e gratuita com oito curtas-metragens produzidos nesta edição. O projeto, que se consolidou como um celeiro de novos talentos e narrativas potentes de Mato Grosso, reafirma o compromisso da produtora em fortalecer o cinema local através de capacitação e produção de alta qualidade.

A noite não se limita à tela: após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com os diretores e equipes dos filmes, com mediação da própria Bárbara Varela. A mostra é fruto de recursos da Lei Paulo Gustavo e editais de cultura, focando especialmente em diretores estreantes e na produção audiovisual do estado.

"O Box de Curta é um programa de desenvolvimento de novos profissionais de cinema, que está sendo essencial para o fomento do mercado no estado, e com a Paralelo 15 trabalhando num formato de Social e Ambiental, por meio do ESG, conseguimos também aplicar um local de trabalho leve e orgânico", afirmou a produtora executiva.

Uma das diretoras estreantes, Vitória Molina, dirigiu o curta-metragem "Cabeça de Pacu" e afirmou que apesar de já trabalhar no audiovisual há sete anos em outras funções, ainda se sentiu muito especial no projeto. "Dirigir e roteirizar "Cabeça de Pacu" foi uma aventura para mim, acho que uma das experiências mais felizes que eu já tive, é um privilégio você assistir uma equipe de várias pessoas dando o sangue, correndo atrás de tudo para que a história que você escreveu seja contada da melhor forma", relatou.

Outro que está estreando como diretor do curta-metragem é o Giovanni Ojeda, ele dirige o curta-metragem Frutinha e destaca a importância do Box de Curtas. "O Box de Curtas é um instrumento que desperta interesse mesmo fora do estado - e isso não é à toa. Produzir tantos filmes, com tantos colaboradores envolvidos... Isso movimenta a cena audiovisual mato-grossense, trazendo novos nomes, talentos e visões".

CONFIRA OS FILMES EM CARTAZ

A seleção de 2025 traz uma diversidade de gêneros que vão da comédia romântica cuiabana ao suspense infantil e cinema experimental:

Cabeça de Pacu (Dir. Vitória Molina): Pedro, um jovem tímido de Goiânia, volta a Cuiabá nas férias e se vê diante da chance de conquistar sua paixão de infância. Entre os conselhos do primo, a sabedoria bem-humorada da família e as tradições cuiabanas, ele embarca em uma jornada divertida e afetiva para conquistar Nina.

Pé de Garrafa (Dir. Everson Teodoro):  Nas férias, Isabel, Jorge e Augusto vão para a chácara do avô Antônio, que tenta acalmar as brigas dos netos contando a lenda do monstro Pé da Garrafa, responsável por arrancar seu dedo. Fascinada pela história, Isabel, que sonha em ser cineasta, convence os primos a caçar a criatura e registrar tudo em vídeo. O quintal da chácara se transforma em um cenário de suspense e exploração

Sacas de Areia (Dir. Raphael Henrique): Sozinha em casa após perder o emprego, Dona Nena,passa a vender bolos para sustentar a família. Entre contas atrasadas, obras inacabadas e o peso da rotina, ela encontra refúgio nas fantasias alimentadas por uma assistente virtual.

Minha tia Suzi (Dir. Tatiana Horevicht):  Renato, 7 anos, é obrigado pela mãe a conhecer a irmã de seu falecido pai, que retornou do exterior. Entre memórias e fotografias, acaba descobrindo uma nova forma de ver a vida.

Frutinha (Dir. Giovanni Ojeda): Durante o recreio da escola, Lucas é convencido pelas amigas a brincar de “salada mista”, ainda que o valentão Rodrigo tente sempre ofendê-lo. Com os olhos vendados, o menino precisa fazer escolhas que podem revelar mais de si do que gostaria. Entre riscos e descobertas, suas decisões são reforçadas pela força das amizades que construiu ao longo do ano.

Criame (Dir. Juliana Capilé): Criame aborda a luta de classes e a invisibilidade dos trabalhos historicamente atribuídos às mulheres, por meio de uma linguagem poética e experimental. O filmes é livremente inspirado na obra As Criadas de Jean Genet.

Capim (Dir. Julia Munhoz e Caio Pimenta): Capim conta a história da Terra Indígena Marãiwatsédé, marcando
duas décadas desde o retorno do povo Xavante a suas terras ancestrais.

Bruce Spike e a Missão Contra o Medo (Dir. Lucas Bezerril e Gabriella Plothow): Na horta, Lelo, seu leal boneco de super-herói Bruce Spike e o porquinho-da-índia cientista, Geleia, atendem a um pedido de Dona Violeta: buscar o regador na dispensa. O que parecia uma simples tarefa se transforma em uma missão de coragem quando eles encontram um ambiente escuro, caótico e habitado por um monstro de olhos vermelhos.

INFORMAÇÕES DO EVENTO

Data: 10 de fevereiro

Horário: 19h30 (Sessão única)

Local: Cine Teatro Cuiabá

Entrada: Gratuita (Retirar ingressos na bilheteria a partir das 18h30 – Vagas limitadas)

 

© ARTEE. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bertz Tech.