Autor
Do Hipernotícias
Santuário de Chapada pode receber único elefante asiático macho no Brasil
O elefante Sandro, o único elefante macho asiático no Brasil, deve ser o próximo integrante do Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães (a 70 km de Cuiabá). A transferência de Sandro, que aos 53 anos é o morador mais antigo do zoológico de Sorocaba (SP), onde vive há 43 anos, é alvo de uma disputa judicial.
No dia 23 de abril, a Justiça determinou a transferência do animal do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para o Santuário em Chapada dos Guimarães, dando à prefeitura de Sorocaba um prazo de 45 dias para cumprir a ordem, sob pena de multa diária de R$ 2 mil, podendo chegar a R$ 300 mil.
No entanto, a Prefeitura de Sorocaba informou na última quinta-feira (10) que recorreu da decisão. Segundo a Secretaria Jurídica (SAJ) de Sorocaba, o recurso suspende a incidência da multa ao município. O caso de Sandro tem gerado opiniões divergentes desde 2022, quando uma liminar para sua transferência foi negada, com o Ministério Público alegando que o animal, mesmo idoso, estava em condições adequadas no zoológico.
Em março deste ano, a discussão sobre o futuro de Sandro foi reaberta em uma ação civil pública, e em abril, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) solicitou uma nova perícia para avaliar as condições de saúde do elefante. Caso a decisão pela transferência seja mantida, Sandro deverá ser levado ao santuário com um planejamento técnico detalhado, incluindo diretrizes logísticas e veterinárias rigorosas.