Quarta, 04 de fevereiro de 2026
Foto :
Foto : Divulgação
Fatos-Notícias / 04/02/2026
Autor

Da Redação / Com Assessoria

Aluna de Cuiabá é reconhecida por autoria de música de combate à violência doméstica

Uma aluna de Cuiabá de apenas 10 anos, matriculada no 5º ano da Escola Senhora Ana Alves de Oliveira, no bairro Jardim Vitória, é a autora de uma música destinada ao combate à violência contra as mulheres, vindo a ser reconhecida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso como a melhor produção do gênero em um concurso estudantil.

O reconhecimento público ocorreu em dezembro de 2025, no projeto “A Escola Ensina, a Mulher Agradece”, do qual 33 crianças de Cuiabá foram premiadas. A letra música, denominada “Vítima de Agressão”, pode ser conferida no final do texto.

A pequena talentosa é a estudante Esther Emanuelly de Lima Bizonhim, que mora no bairro Jardim Vitória e canta na Igreja Assembleia de Deus, que frequenta com a família aos domingos. Ela foi incentivada pela coordenadora da escola, professora Larissa Ribeiro, a produzir uma música de combate à violência doméstica, logo após o surgimento do projeto “A Escola Ensina, a Mulher Agradece”.

“A Esther é uma ótima aluna. Muito gentil e carinhosa. Já sabia que ela cantava na igreja e tem vocação para música. Fico feliz, como educadora, de ter contribuído para esse resultado que engrandece a educação pública”, afirma a coordenadora Larissa Ribeiro.

Leia Também:  Três regiões de MT estão entre os principais destinos turístico do Brasil

A pequena Esther Emanuelly conta que, inicialmente, tinha a pretensão de participar do concurso estudantil fora do gênero musical. “Eu iria escrever um poema, mas fui incentivada pela coordenadora a escrever uma música. Uma parte da música eu escrevi sozinha. Outras estrofes eu escrevi com a minha mãe. As palavras ficaram muito boas. Gostei e decidi cantar”.

Questionada se sonha com alguma profissão, a pequena Esther Emanuelly acredita que tem vocação para cuidar de pessoas. “Eu estudo todos os dias porque tenho vontade de ser médica”, conclui.

Há 40 anos trabalhando na educação, a professora Leidenil Gonçalves da Silva vê a pequena Esther Emanuelly com muito potencial para adquirir conhecimento. “Eu costumo dizer, olhando para os olhos dela, que ela merece toda a confiança e apoio porque é muito dedicada às atividades escolares”.

Orgulho

A mãe da pequena Esther Emanuelly trabalha como Cuidadora de Aluno com Deficiência (CAD) na mesma escola onde a filha estuda. Ela narra que vive emoções diárias desde a conquista da filha, que considera o amor de sua vida. “É emocionante e gratificante trabalhar em um ambiente onde posso ajudar crianças especiais e ter a minha filha por perto. Eu vivo por ela. E ver todo esse talento me deixa emocionada”.

Confira abaixo a íntegra da letra da música escrita pela estudante Esther Emanuelly de Lima Bizonhim:

Música: Vítima de agressão

♬Como vou me sentir amada se sou sufocada,
♬Ameaçada e amedrontada
♬Ninguém nasce vítima de agressão
♬Só queremos ser amadas e respeitadas
♬Eu me casei pra me sentir protegida
♬Não pra ter que pedir medida protetiva
♬Se afaste de mim se não consegue cuidar de mim
♬Eu não preciso de alguém assim
♬Meu Deus, por que tem que ser assim, gostar de alguém
♬Que bate em mim, me machuca com palavras
♬Que deixam marcas em mim
♬Senhor, ajuda as mulheres que estão sofrendo por seu amor
♬Pois eu sei que a vida começa quando dividem o amor

© ARTEE. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bertz Tech.