Autor
G1-MS
Sucuri é flagrada arrastando urubu após dar bote em ave no Pantanal
Uma sucuri foi flagrada nesta quinta-feira (4) arrastando um urubu após capturá-lo com um bote no Pantanal sul-mato-grossense. A cena foi registrada pela guia e fotógrafa da ONG Onçafari, Giovanna Leite, e publicada em suas redes sociais. Veja o vídeo acima.
Nas imagens, é possível ver que a serpente arrasta a ave pela cabeça, para uma área alagada.
Segundo Giovanna, este foi o primeiro avistamento de sucuri que ela teve em 2025. "Simplesmente uma das coisas mais doidas que já vi. Meu primeiro avistamento de sucuri do ano foi um dos mais insanos que eu poderia presenciar", relatou na publicação.
Ela contou que participava de um passeio na região quando avistou uma ave caída com uma das asas virada para cima. “Quando bati o binóculo, era uma sucuri em volta de um urubu", disse.
A partir do avistamento, a guia e sua equipe puderam acompanhar de perto o comportamento da serpente durante a predação.
As sucuris não são peçonhentas, mas matam suas presas por constrição, enrolando-se ao redor do animal até o sufocar antes de engoli-lo por completo.
“Chegamos mais perto e ficamos observando todo o processo dela, a estratégia. Ela estava toda enrolada no urubu e logo começou a levá-lo para a água.]Foi realmente surreal!”, relatou a bióloga.
Em entrevista ao g1, Giovanna afirmou acreditar que o bote ocorreu no momento em que o urubu pousou para beber água.
O que fazer ao encontrar uma sucuri
Apesar do porte e da força, a sucuri não costuma atacar seres humanos. A espécie tende a evitar o contato e só reage se se sentir ameaçada.
Em caso de encontro com o animal na natureza, a recomendação é manter distância e observá-lo com cautela, como foi feito pela equipe durante o registro.
Se uma serpente for avistada em área urbana, o recomendado é acionar a Polícia Militar Ambiental (PMA), responsável pela captura e devolução do animal ao seu habitat. O contato da PMA é: (67) 9 9984-5013.